Romulado Arpi Filho completou 80 anos com currículo vitorioso

São Paulo, SP, 08/01 - Nascido em 07 de janeiro de 1939, Romulado Arpi Filho (foto acima), um dos melhores árbitros que o Brasil já produziu, completou na última terça-feira, 80 anos de vida. Segundo brasilerio a dirigir uma final de Copa do Mundo - em 1986 no México - Romualdo era respeitado pela sua maneira firme de apitar e impor respeito aos jogadores e treinadores. Sempre com o jogo na mão, dificilmente arrumava problemas para as comissões de arbitragens que trabalhava. àrbitro do Quadro paulista durante o período de 1958 à 1990, foi também do Quadro da FIFA de 1963 à 1989. Neste período sempre foi lembrado pelo excelente profissional e ser humano que é.

Trazendo em seu currículo além da final da Copa de 1986, no México, Romualdo ainda em três olimpíadas (1968 - México, 1980 - Moscou e 1984 - Los Angeles), alémde inúmeros joghos na Copa Libertadores de América e partidas de seleções sul-americanas em Eliminatórias da copa. Pai de três filhos e avô de três netos, Romualdo, quando está em São Paulo, apita jogos no URCA, no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Ceta vez em entrevista ao site do radialista Milton Neves, na seção "Que Fim Levou", disse ao repórter Rogério Micheletti, que só lmbra do que de bom fez na carreira.

"Prefiro esquecer das piores. Tem dia que nada dá certo. Em 2% dos jogos que apitei foram assim, reconheço", brincou Romualdo Arppi Filho, que compmentou. "Os jogos mais marcantes na minha carreira foram os da Copa de 86, das olimpíadas e a final da Copa Toyota entre Liverpool e Independiente", completou o ex-árbitro.

Romualdo apitou três jogos na Copa do Mundo do México em 1986: França 1 x 1 URSS, México 2 x 0 Bulgária e a final, entre Alemanha e Argentina, vencida pelos argentinos por 3 a 2. Foi o segundo árbitro brasileiro seguido a apitar a partida final de Copa, antecedido por Arnaldo Cézar Coelho.

Iniciou a carreira aos catorze anos e profissionalmente aos vinte. Arbitrou ao longo da carreira duas decisões de Campeonato Brasileiro (1984 e 1985), uma final do Mundial Interclubes (1984) e participou, ainda, das olimpíadas da cidade do México 1968, Moscou 1980 e Los Angeles 1984.



ENQUETE

Árbitro de Futebol, Prestador de Serviço Autonômo, o que NECESSITA melhorar no exercicio de nossa profissão ?

SEGURANÇA
TAXAS, DIARIAS, PASSAGENS , RECOLHIMENTOS DO INSS
CONDIÇÕES DE TRABALHO (CAMPO DE JOGO, VESTIARIOS , UNIFORMES )
ATUALIZAÇÕES DAS REGRAS DE JOGO
Resultados

TEMPO