SAFESP também adere campanha do Novembro Azul

São Paulo, SP, 01/11 - Com o final do mês de outubro, acaba a campanha do Outubro Rosa, que visa combater o câncer de mama e prevenir que as mulheres não sofram deste mal. Identificada por um laço rosa, a campanha visa detectar ainda no início o câncer de mama, que pode ser curado e a mulher ter uma vida normal. Precisa-se ressaltar que a campanha maciça chega ao final, porém, as mulheres precisam sempre estar atentas ao exame de toque nos seios para que se algo estiver errado, detecte-se isso e ele seja devidamente tratado.

Mas, se acaba o Outubro Rosa, inicia-se com o mês de novembro a campanha do "Novembro Azul", também identificado por um laço, porém, de cor azul. Ela visa a detecção e o combate ao câncer de próstata no homem. Como no Outubro Rosa, o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo, o SAFESP, adere a campanha do Novembro Azul e entra com total apoio nesta que é tão bela, quanto a campanha do Outubro Rosa. Na sede do SAFESP, o presidente Arthur Alves Júnior, o Diretor Financeiro Carlos Donizete Pianosqui e as colaboradoras Nicole Santos, Vivian Franco e Viviane Hoff Perez, posaram para a foto (acima) de lançamento da campanha na entidade.

"Nos sentimos honrados em apoiar esta campanha que visa divulgar as ações necessárias para se evitar que um mal maior possa acontecer aos homens. O exame de toque, assim como o da mulher, pode detectar situações que tratadas no início cure este mal, que é o câncer. Não pode haver preconceito para com este exame. Não pode haver machismo para com este exame, afinal a forma de se ter certeza absoluta sobre o câncer de próstata é o exame de toque", explicou o presidente do SAFESP, Arthur Alves Júnior.

Saiba mais do câncer de próstata
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.



ENQUETE

Árbitro de Futebol, Prestador de Serviço Autonômo, o que NECESSITA melhorar no exercicio de nossa profissão ?

SEGURANÇA
TAXAS, DIARIAS, PASSAGENS , RECOLHIMENTOS DO INSS
CONDIÇÕES DE TRABALHO (CAMPO DE JOGO, VESTIARIOS , UNIFORMES )
ATUALIZAÇÕES DAS REGRAS DE JOGO
Resultados

TEMPO