Presidente do SAFESP parabeniza presidente da ENAF

São Paulo, SP, 25/07 - O presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (SAFESP), Arthur Alves Júnior, em nome de toda a diretoria da entidade, parabeniza o presidente da escola Nacional de Arbitragem (ENAF), Manoel Serapião Filho, pela chegada de seus 71 anos de vida. Ex-árbitro FIFA e admirador da arbitragem, além de ser um dos maiores colaboradores que o Brasil já forneceu para a FIFA e para o International Football Association Board (IFAB).

"Quero parabenizar o Serapião por tudo que já fez pela arbitragem brasileira e mundial. Foi árbitro FIFA enquanto trabalhava e depois se tornou um homem forte na questão das mudanças que foram implantadas nas regras do futebol mundial. Hoje comanda a Escola Nacional de Arbitragem e, de sua cabeça, surgiu o Projeto VAR que revolucionou o futebol e foi a principal alteração que aconteceu nas regras do jogo do futebol de todos os tempos", falou o mandatário do SAFESP.

Quem é Manoel Serapião Filho
Nascido na Bahia em 25 de julho de 1957, dedicou-se para a arbitragem como árbitro por 24 anos. Formou-se em 1972 e por 22 anos foi integrante do Quadro Nacional de Arbitragem, com outros quatro na FIFA. Após para com o apito foi exercer a sua profissão, já que é formado em Direito e assumiu um cargo na magistratura Federal como Juiz do Trabalho.

Ao voltar à arbitragem teve uma passagem vitorioso pelo Futsal, já que no II mundial do esporte, organizado pela FIFA, em Hong-Kong (1992), participou em cinco jogos inter-seleções. Depois partiu para ensinar o aprendizado e se tornou instrutor no Brasil, para depois também se habilitar a ser instrutor na FIFA. Entre os cargos que já atuou na arbitragem destaca-se a coordenação dos instrutores e responsável pela programação dos cursos e seminários, tanto na Granja Comary (Centro de Treinos da CBF), como em todas as 27 Federações estaduais, que ocorre todos os anos antes do início dos campeonatos brasileiros.



É também observador de arbitragem da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), Responsável no Brasil pela experiência com AAA, Delegado Especial da entidade Sul-Americana. Foi o responsável por encaminhar um caderno com sugestões para reformulação completa das regras do futebol ao responsável Massimo Bussaca, do IFAB, tanto para facilitar a compreensão das regras, como para corrigir algumas distorções que existem. Como citado no início desta matéria, foi o idealizador do Projeto VAR no mundo e hoje, ao lado de Sérgio Correia da Silva, são os responsáveis pela implantação do VAR no Brasil.



ENQUETE

Árbitro de Futebol, Prestador de Serviço Autonômo, o que NECESSITA melhorar no exercicio de nossa profissão ?

SEGURANÇA
TAXAS, DIARIAS, PASSAGENS , RECOLHIMENTOS DO INSS
CONDIÇÕES DE TRABALHO (CAMPO DE JOGO, VESTIARIOS , UNIFORMES )
ATUALIZAÇÕES DAS REGRAS DE JOGO
Resultados

TEMPO